Disco empenado
Disco empenado
Um dos principais problemas encontrados pelos Djs e colecionadores de discos é quanto a deformação ou “empenamento” que pode ocorrer nos discos.
Isto pode acontecer por diversos fatores, seja pela exposição a altas temperaturas, armazenamento errado de seu vinil e até mesmo pelo processo de fabricação ou gramatura.
As pequenas ondulações presentes nos LPs não causam efeito sobre a reprodução, muitas vezes elas são provenientes de fábrica e aceitas pelo padrão de qualidade do fabricante, mas ondulações mais acentuadas podem sim afetar bastante a qualidade sonora de seu discos ou até mesmo nem conseguir tocar, normalmente estas aparecem após o manuseio inadequado dos discos de vinil.
Seguem algumas dicas para manter o seu LP livre dessas indesejáveis deformações:
1 – Sempre armazene na posição vertical.
2 – Não submeta ele a altas temperaturas, como deixa-lo dentro de um automóvel durante o dia.
3 – Jamais deixe que a luz direta do Sol incida sobre ele, pois ele vai se aquecer e ondular.
Mas se deformou, o que fazer?
Dependendo do empenamento ainda é possível reverter, mas existem casos que são irreversíveis.
Um dos métodos que você pode utilizar é deixar o seu LP entre dois livros pesados durante dias, talvez meses para a conformação do material, normalmente funciona para leves empenamentos.
Outro método que você pode utilizar, este para maiores ondulações, é colocar o seu disco entre dois vidros e leva-lo ao forno por alguns minutos, apenas o tempo necessário para receber o calor para amolecer o vinil (não deixe muito que ele derrete!).
Logo em seguida retirar e deixar esfriar ente os vidros. Para este segundo método você deve adaptar a técnica em um disco de menor valor antes de colocar a sua pérola estimada da coleção, pois o tempo e a potência do forno varia de um para outro, desta forma não teria como estabelecer um tempo padrão.
Estes métodos são apenas sugestões, se achar que vale a pena tentar, vá em frente, mas não nos responsabilizamos por erros... Boa sorte!!